JACA DUB FIRE

Kingiston em Cajacity

Idealizado pelo produtor musical Vagné Lima a partir da residência do selo musical Muziek Mutantti nas instalações do grupo JACA – Juventude Ativista de Cajazeiras, o projeto busca apresentar a cultura jamaicana na periferia de Salvador e a inclusão social e digital de jovens no bairro de Cajazeiras, fortalecimento da indústrica cultural e dos grupos produtivos em prol da sociedade e cultura.
É incontestável o poder de mobilização pública da música jamaicana, trazendo em suas mensagens um contexto social e politico. O dub faz parte desse movimento de evolução afro empreendedora através da produção musical feita na Jamaica durante a década de 50. Processos que foram aprimorados por anos de experimentações populares nas ruas da Jamaica. Da mesma forma que essa cultura permitiu ao povo jamaicano expressar suas questões, acreditamos que esse modelo pode ser aproveitado e replanejado para outros locais, usando a cultura e a arte negra para negros para gerar
produtos e renda nas periferias.

IMPACTO GERAL

Cajazeiras é um dos maiores complexos habitacionais da América Latina. Sua população é composta principalmente por pessoas de baixa renda que, geralmente, trabalham no centro da cidade por não terem muitas alternativas de emprego no bairro, apesar de possuir uma população com aproximadamente 700 mil habitantes, maior que Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia. Mesmo com proporções que ultrapassa em população a maioria das cidades brasileiras, esse não é o seu maior problema. O bairro enfrenta problemas com infra-estrutura, com esgotos a céu aberto, ruas sem asfalto, alagamentos, falta de água e deslizamento de encostas nos períodos de chuvas, alto índice de violência e crime organizado, além de ser um grande curral eleitoral em Salvador.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Serão selecionados 30 jovens 50% homens e 50% mulheres da comunidade de Cajazeiras e adjacências para participar das oficinas criativas de música voltadas para cultura jamaicana utilizando a metarreciclagem como alternativa.

JUSTIFICATIVA

Este projeto se justifica pela necessidade de promover a geração de trabalho e renda para segmentos da população excluídas do mercado de trabalho, sobretudo jovens que não tiveram acesso ao primeiro emprego e que vivem em situação de risco. Os jovens a serem contemplados com o projeto residem no bairro de Cajazeiras, um grande contingente populacional que se caracteriza por graves problemas sociais, carecendo de intervenção dos poderes públicos e da sociedade civil. Como a maioria dos bairros periféricos de qualquer cidade do terceiro mundo, além dos problemas sociais, apresenta problemas ambientais e estruturais dos mais graves. Cajazeiras foi um bairro projetado para receber um contingente de aproximadamente 100.000 habitantes, possui hoje aproximadamente 700 mil pessoas, de poder aquisitivo baixo, ocupando uma área de 20 milhões de metros quadrados. Com 13 conjuntos habitacionais, abrangendo cerca de 18.523 casas e apartamentos. Mas o grande número de invasões que surgiram em seu entorno, nos últimos anos, pode ser considerado como fator preponderante para o inchaço populacional, contribuindo para o desequilíbrio na forma de atendimento desses setores tornando o bairro anteriormente planejado, em um bairro desordenado.

A proposta possui as seguintes etapas:

  • Construção de Sound System
  • Finalização do Home Estúdio JACA
  • Oficina Construção e Invenção de Instrumentos com material reciclado
  • Oficina Nyabingui
  • Oficina Produção de Riddim
  • Oficina de Afro-Empreendedorismo
  • Produção de disco
  • Jaca Dub Fire SoundSystem – Apresentação

SELEÇÃO

A seleção dos participantes será realizado por um time composto por artistas parceiros da Muziek Mutantti. Realizaremos uma análise das respostas ao formulário, levando em conta o perfil dos candidatos e o portfólio. Entraremos em contato com os participantes selecionados para planejarmos como serão organizados os projetos. Montaremos pequenos coletivos de acordo com os perfis inscritos.

O resultado da seleção será divulgado diretamente a todos os participantes selecionados a partir do mês de Maio de 2018.

Produções realizadas

Esse projeto é uma iniciativa independente do coletivo Muziek Mutantti.

Apoiar o Projeto JACA DUB FIRE – Kingston em Cajacity, possibilita o desenvolvimento de jovens da comunidade, associando às ações socioambientais com a finalidade de promover a indústria cultural, metareciclagem e empreendedorismo. Busca fomentar a cultura que respeite os saberes locais e promova a paz, combatendo as graves questões relacionadas à sustentabilidade da natureza e, especificamente, do ser humano. Através do desenvolvimento da percepção estética, da compreensão musical e do estímulo da criatividade alimentada pelo fenômeno artístico, o ensino da cultura digital através da Arte é fator de relevância para o desenvolvimento de cidadãos mais sensíveis e responsáveis de seus processos sociais.


Nosso intuito é promover estratégias para o fomento e disseminação de tecnologias voltadas para o empreendedorismo que garanta o crescimento local através da arte e da ciência. Para o público frequentador das oficinas, a ideia será criar um espaço de formação, como lugar de fortalecimento coletivo, por meio da arte e da tecnologia.