Oficina: Vivência de Confecção de Pífanos de Bambu
Cajazeiras, Salvador – Brasil
2019
Na data de 04/05/2019 foi concebida para os amantes da música e da cultura popular brasileira, a “Vivência de Confecção de Pífanos” foi facilitada pelos músicos e artesãos de instrumentos musicais Magomu e Mo Maiê, da Escola Ateliê Nomad Djalo. Nosso intuito é te levar a conhecer e praticar cada uma das etapas da construção de um pífano de bambu: preparação do bambu, afinação do instrumento, acabamento e iniciação ao sopro.
Assim, os temas, que ressoam em wolof, mandinco, sussu, creolo brasileiro e francês, transmitem aos ouvintes atmosferas de world music, entre paisagens sonoras que conectam a chamada Farafina (Terra do Povo Preto) com a música brasileira e o afrojazz, entre diversidade e riqueza de sotaques, ritmos e melodias.
Local escolhido foi a sede do coletivo JACA que está localizado no bairro de Cajazeiras, Salvador – Bahia.
Cada participante pode construir seu próprio pífano, além de conhecer um pouco mais sobre a estória e o universo cultural deste instrumento que trás consigo o cheiro do norte nordeste!
Uma realização da Escola Ateliê Nomad Djalo em parceria com Muziek Mutantti e JACA
Fica a dica…
Zabé da Loca foi uma pifeira e é considerada um dos grandes ícones da música brasileira nordestina, sua imagem sempre estará associada ao pífano, deixou um grande legado com suas belas melodias coloriu a agreste.